A Importância do Pilates durante a Gestação

Artigos | 20/07/2019 | escrito por: Dr. Caio Cezar de Lima Maciel

A Importância do Pilates durante a Gestação

Durante o processo gestacional ocorrem diversas alterações em todo o corpo, sendo as mesmas tanto fisiológicas, psicológicas, como principalmente biomecânicas. Deste modo, com a devida liberação médica, torna –se necessário a realização de um programa de exercícios que não envolva impacto e possa abranger as reais necessidades diferenciadas a cada trimestre, com o intuito de promover saúde, tanto para a mamãe, quanto para o bebê.

Cada trimestre deve ser cuidadosamente analisado, tendo em vista que cada um deles possui particularidades que devem ser respeitadas e adaptadas.

Partindo deste ponto, o método Pilates se destaca por ser um programa de exercícios seguro e que respeita as condições físicas e individuais de cada mulher promovendo qualidade de vida para a futura mãe e o bebê.

Podemos destacar os seguintes benefícios para as gestantes que praticam o método Pilates:

- Fortalecimento do corpo como um todo e dos músculos do assoalho pélvico;

- Melhora da estabilidade articular;

- Melhora da respiração;

- Melhora da Postura;

- Melhora da qualidade do sono;

- Aumento da concentração;

- Redução do estresse;

- Aumento da propriocepção corporal, importante para o parto;

- Alívio de dores na região lombar;

- Aumento da auto-estima;

- Melhora da disposição para as atividades diárias.

 

O método Pilates pode ser visto como uma ferramenta que contribui para uma gestação mais saudável. Possui um vasto repertório de exercícios que podem ser adaptados de acordo com cada necessidade individual e ao longo deste processo proporcionará maior conforto, reduzindo dores e condicionando nossa futura mamãe com segurança ao longo de toda a sua jornada, mantendo-a cada vez mais ativa e saudável.