Benefícios do Pilates para Terceira Idade
Artigos | 20/07/2019 | escrito por: Dr. Caio Cezar de Lima Maciel
Sem dúvida um dos maiores feitos da humanidade foi o aumento da expectativa de vida, devido aos avanços relacionados a saúde. Estudos populacionais estimam que no Brasil, o número de pessoas com idade ≥ 60 anos, poderá chegar a 32 milhões em 2020.
Sabemos que o processo de envelhecimento é um fenômeno progressivo, irreversível e inevitável, caracterizado por alterações em todos os sistemas de nosso corpo, sendo assim, um dos maiores desafios da atualidade é promover maior qualidade de vida ao longo deste processo.
Dentro deste contexto, o método Pilates, criado pelo alemão Joseph Pilates, que inicialmente foi nomeado por ele como contrologia, torna-se na atualidade a melhor alternativa, segura e eficaz de condicionamento físico para esta população, já que sua proposta é justamente trabalhar o corpo de forma global, com um programa de exercícios estratégicos de baixo impacto, ao qual proporciona em seus praticantes a melhora dos seguintes quesitos:
- Aumento da força;
- Aumento da flexibilidade;
- Menor rigidez articular;
- Equilibrio corporal;
- Redução do risco de quedas;
- Postura;
- Aumentos dos reflexos;
- Qualidade do sono;
- Maior concentração;
- Redução do estresse;
- Aumento da consciência corporal;
- Alívio de dores;
- Aumento da auto-estima.
Podemos constatar deste modo, a importância do método Pilates como uma ferramenta imprescindível para esta população, capaz tanto de prevenir lesões, condicionar o corpo para manter uma independência funcional adequada, quanto para tratar disfunções/ patologias já existentes. Impactando de maneira positiva para uma longevidade cada vez mais saudável e ativa.